sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sequestro Geológico de carbonono pode se tornar alternativa para neutralizar emissão de gases na atmosfera

O Sequestro Geológico de Carbono, ou CCGS (Carbon Capture Geological Store, em inglês), consiste em retirar o gás carbônico diretamente do ar que é expelido pelas fontes de emissão e injetá-lo e armazená-lo em reservatórios no subsolo.

O CCGS seria utilizado para manter limpo e prolongar a vida na terra. Essa seria uma saída radical para impactar o efeito estufa no planeta e seu estudo teve inicio no país atrvés da Rede de Mudanças Climáticas do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) que hoje realiza estudos sobre o CCGS em conjunto com uma equipe da UFRJ.

O Sequestro Geológico de Carbono já vem sendo rfealizado na Noruegua, há dez anos, em projeto-piloto com bos resultados. Hoje o Brasil se apresenta como candidato mais favorecido para a realização do Sequestro entre todos os países exploradores de petróleo, pois oferece condições geófisicas mais positivas.

Por enquanto o CCGS está em estudo, pois há diversas questões a serem relovidas antes de uma possível implementação, especialmente no âmbito legal. Algum pais vizinho do Brasil pode se opor ao projeto, visto que os reservatórios não obedecem às fronteiras geopóliticas e serão necessárias garantias quanto ao uso do bolsões subterraneos.
Fonte de Consulta Revista do CreaRJ 77-Reportagem: Tecnologia Promissora

Nenhum comentário:

Postar um comentário